Projeto Crescendo e Transformando
29 de março de 2023
Projeto Família Feliz
16 de abril de 2023

Por ser uma língua universal o inglês é fundamental do desenvolvimento educacional. É importante introduzir esse aprendizado desde a primeira infância, quando as crianças tem mais facilidade para aprender uma segunda língua, até o ensino médio, quando é decisivo para o início da vida profissional dos estudantes.

PÚBLICO ALVO

Este projeto visa o atendimento a crianças a partir de 06 anos e adolescentes até 17 anos.

Devido à alta demanda do projeto, a seleção é realizada com base no grau de maior vulnerabilidade.
Para participar, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único da entidade.

NOSSOS OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

A nossa intenção é oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal, das crianças, buscando despertar nelas a vontade de conhecer outro idioma e nos adolescentes para sua carreira profissional e social . Por meio das aulas de idiomas, os participantes fortalecerão sua empregabilidade, assim como serão estimuladas em termos culturais e sociais, pois os cursos conterão carga horária – apresentadas pela equipe do Projeto Mãos Solidarias – de assuntos relacionados ao exercício da cidadania por meio do protagonismo e da arte, temas essenciais nas atividades.

Atividades que compõem este serviço

Atuamos na esfera da Assistência Social, desenvolvendo um trabalho de relevante interesse público, propondo atividades com crianças oriundas de famílias que estão expostas a vulnerabilidade social.

Atividades realizadas

Realizamos varias formas de introduzir a língua inglesa, conforme expomos abaixo:

Filmes

São passados filmes e Ao assistir (sem legendas), os alunos treinam a escuta e anotam as passagens que não conseguiram entender para pesquisas posteriores. Em seguida, todos debatem sobre o filme e a crítica. A próxima etapa envolve a produção de resenhas. Essa atividade aprimora a redação de textos e o enriquecimento do vocabulário.

Músicas

Ao escolher canções para trabalhar em sala, definimos os objetivos. Se a intenção é explorar conteúdos gramaticais, a letra deve trazer subsídios suficientes. O critério de seleção não se restringe somente às preferências da turma, mas juntar o útil ao agradável é sempre bom. A música serve para treinar a pronúncia e fazer com que eles identifiquem sotaques diferentes, conforme a origem do cantor.

Folheto turístico

A meninada acha um barato produzir um folheto bilíngüe e ilustrado para os visitantes da cidade no computador ou manualmente. Os alunos fazem um levantamento dos pontos turísticos: igreja da praça central, museus, reservas naturais, parques, clubes… Antes de começar a redigir, é essencial que os estudantes tenham contato com os textos publicitários. A atividade desenvolve conteúdos como construção imperativa ou sugestiva usa de tempos verbais no presente e adjetivação.

Palavras cruzadas

Nesta atividade, cada criança inventa um jogo e desafia os colegas. Para o trabalho ser significativo, cabe aos alunos elaborar os enunciados na língua estudada, e não apenas um exercício de tradução.

Livro de receitas

Para começar, a turma lê receitas fáceis de preparar escritas na língua estrangeira. A tarefa seguinte é identificar palavras e expressões comuns nesse tipo de texto, como bater, misturar tudo, assar, untar. Depois de se familiarizar com a linguagem, a turma traz de casa a receita predileta e a escreve na língua estudada. Hora de colocar a mão na massa: ao ensinar os colegas a preparar os quitutes, os alunos são estimulados a enriquecer o vocabulário e ainda praticam a linguagem oral. Além dos verbos no imperativo e infinitivo, eles aprendem a usar advérbios e locuções adverbiais.

Jornal

Ao produzir um jornalzinho, os estudantes são estimulados a escrever, pois abordam temas relacionados ao seu cotidiano. Eles se aproximam dos diversos gêneros jornalísticos ao fazer as colunas de horóscopo e de piadas, quadro de recados, contos e críticas culturais, entrevistas e cobertura de eventos. A turma pode procurar na internet sites de jornais do exterior, para saber como esses textos se organizam. E vai aprimorar a leitura e a redação.

Detalhamento da estratégia utilizada

As aulas de inglês realizadas pelo Projeto foram elaboradas e pensadas pela equipe técnica da instituição, para desenvolver as crianças e adolescentes em outra língua, com um técnica diferente, onde os alunos aprendem de acordo com seu desenvolvimento, levando em consideração quanto na avaliação dos resultados

Buscando atender os objetivos previstos nos programas e projetos, as atividades desenvolvidas foram previamente planejadas e, sempre que necessário, foram adequadas às características do grupo. Entre as atividades oferecidas destacam-se:

Atividade Física: recreacional, funcional e esportiva;
Atividade Lúdica: confecção de trabalhos, organização de peças de teatro, dança, leitura, filmes e comunicação (expressão verbal e gestual em dinâmicas de grupo);
Atividades e dinâmicas com grupos de convivência e fortalecimento de vínculos envolvendo pais.

O programa foi elaborado e proposto partindo da convivência diária que, possibilita a troca de experiências e vivencias. Os grupos contam com atendimento individual e orientação de profissionais habilitados para trabalhar com crianças e adolescentes.

O monitoramento é realizado de forma contínua durante o decorrer do ano, sendo que são executadas reuniões mensais com a equipe técnica , análise de relatórios de atividade, bem como de atendimento. O monitoramento se mostra como instrumental importante, uma vez que traz dados relevantes para o bom andamento das ações propostas

A Avaliação vem configurando-se como um processo constante adotado pela instituição, mostrando-se essencial para garantir a qualidade do serviço ofertado, pois possibilita reflexões sobre dados significativos, visando prover mudanças para a superação das dificuldades. Sendo assim, a avaliação ocorre em várias dimensões: com as crianças e adolescentes assistidos, com as famílias assistidas, com os funcionários e equipe técnica atuantes no programa, bem como voluntários e diretoria. A avaliação é realizada através de pesquisa de satisfação dos usuários contemplados pelo serviço periodicamente.